Arquivo X




The X-Files (Arquivo X no Brasil), foi uma premiada série de televisão estadunidense de ficção científica exibida ao longo dos anos 1990 e criada por Chris Carter.
Estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Foi um sucesso para a emissora FOX, e os as personagens e slogans, por exemplo, "The Truth Is Out There" (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990. A série também gerou uma série derivada, The Lone Gunmen.
Na série, os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são investigadores de arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestres e em paranormalidade, enquanto Scully, uma médica cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder. Ainda no começo da série ambos agentes tornam-se alvo de uma trama conspiratória (denominados "mitologia" pelos produtores), e passam a confiar apenas um no outro. Eles desenvolvem um relacionamento próximo, começando com um sentimento platônico e depois tornando-se um relacionamento romântico no término da série.
A série ganhou popularidade no meio da década de 1990, conduzindo a um filme em 1998, chamado (The X-Files: Fight The Future). Este foi seguido por um filme após o término da série, The X-Files: I Want to Believe, em 2008. Nas duas últimas temporadas, Gillian Anderson tornou-se a protagonista enquanto David Duchovny aparecia intermitentemente, e novos personagens foram introduzidas: os agentes John Doggett (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish), enquanto o chefe de Mulder e Scully, o diretor assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi), também tornou-se personagem central. Até o término da série, Arquivo-X era a série com maior tempo de duração na história da televisão americana, posto ocupado logo após por Stargate SG-1.
No Brasil foi ainda exibida pela Rede Record, e atualmente está sendo reprisado pelo canal por assinatura TCM. Em Portugal, tem sido retransmitida nos últimos anos pela FOX.


Histórico

A série estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Muito do seu sucesso deveu-se aos dois atores principais, David Duchovny e Gillian Anderson que interpretaram os agentes do FBI: Fox Mulder e Dana Scully que investigam casos paranormais e outros mistérios não explicados pelo Arquivo X.

Sinopse



O Arquivo X é um arquivo que contem relatos sobre casos paranormais e não explicados que acabaram guardados no subsolo do FBI, mais tarde achados pelo agente Fox Mulder. Desacreditado e debochado pelos outros membros do FBI, Mulder começa a investigar esses arquivos X que contém casos de abduções e parecem envolver uma conspiração do governo americano para esconder a existência de vida extraterrestre. Nos arquivos também se encontram casos evolvendo satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo e outros casos misteriosos.
E dentro da sua busca frutífera pela verdade está seu objetivo inicial, que é encontrar sua irmã, raptada há mais de vinte anos e que ele acredita ter sido abduzida por alienígenas.
Na tentativa de invalidar as suas investigações e fechar o arquivo x, o FBI recruta a agente Dana Scully, uma agente que além de médica, cientista e legista, é cética e deve reportar e dar uma explicação cientifica para os estranhos casos que Mulder e ela vão investigar, mais ou menos como uma espiã. Entretanto com o passar do tempo, a própria agente Scully começa a se dar conta de que as inacreditáveis teorias de seu parceiro fazem sentido e cada vez mais a sua ciência passa não mais a confrontar o que testemunha, mas a buscar respostas científicas para tais acontecimentos.
Pouco a pouco, Scully torna-se mais crente e sua parceria com Mulder evolui a estágios inesperados de grande amizade (nas temporadas seguintes um romance) e cumplicidade na busca pela verdade e para desbaratar a grande conspiração que envolve os altos escalões do governo americano.


Personagens

 Principais

AtorPersonagemAnos
David DuchovnyAgente especial Fox William Mulder1993 a 2002
Temporadas 1 a 9
The X-Files (filme)
The X-Files: I Want to Believe (2008)
Gillian AndersonAgente especial Dana Katherine Scully, M.D.1993 a 2002
Temporadas 1 a 9
The X-Files (filme)
The X-Files: I Want to Believe (2008)

Secundários

AtorPersonagemTemporadas
Robert PatrickJohn Dogget2000 — 2002
Annabeth GishMonica Reyes2001 — 2002
Mitch PileggiWalter Skinner1993 — 2002
The X-Files: I Want To Believe (2008)
William B. DavisCanceroso C.G.B. Spender1–5, filme, 6–7, 9
Jerry HardinGarganta Profunda1, 3–4, 7
Steven WilliamsSr. X2–5, 9
Nicholas LeaAlex Krycek2–9
Brian ThompsonAlien Bounty Hunter2–8
John NevilleWell-Manicured Man3–5, filme
Don S. WilliamsFirst Elder3–5, filme, 6
Laurie HoldenMarita Covarrubias4–7, 9
Veronica CartwrightCassandra Spender5–6
Chris OwensJeffrey Spender5–6, 9
Mimi RogersDiana Fowley5–7
James Pickens, Jr.Assistante/Diretor Alvin Kersh6, 8–9
John W. SpencerE.T.1–9
Tom BraidwoodMelvin Frohike1–5, filme, 6–9
Bruce HarwoodJohn Fitzgerald Byers1–5, filme, 6–9
Dean HaglundRichard Langly1–5, filme, 6–9
Rebecca ToolanTeena Mulder2–4, 7
Sheila LarkenMargaret Scully1–5, 8–9
Adam BaldwinKnowle Rohrer8–9
Cary ElwesAssistente Diretor Brad Follmer9

Produção

 Música

O compositor Mark Snow se envolveu com Arquivo-X através de uma amizade com o produtor executivo R.W. Goodwin. Inicialmente quando a equipe de produção falava sobre quem iria ser o encarregado das composições, Chris Carter não sabia a quem perguntar. No total de 10 a 15 pessoas foram vistas, mas Goodwin continuou a pressionar para Snow ser o chefe de composição. Snow fez três audições, mas não recebeu nenhum aviso da produção se iria ou não trabalhar na série. Então um dia, o agente de Snow ligou para ele, falando sobre o episódio piloto, e dizendo que ele havia conseguido a parte.[1]
De acordo com "Behind the Truth" no DVD da primeira temporada, Snow criou o efeito de eco no famoso tema de Arquivo-X por acidente. Ele disse que havia passado por várias revisões, pois Carter sentia que algo não estava certo. Carter saiu da sala e Snow colocou a mão e o antebraço no seu teclado em frustração. Snow disse, "o som estava no teclado. E assim ficou." O segundo episódio, "Deep Throat", foi a primeira vez que Snow compôs sozinho a trilha sonora de um episódio inteiro de Arquivo-X.
Snow também compôs a trilha sonora para o filme The X-Files: I Want to Believe e lançou no álbum The X-Files: I Want to Believe: Original Motion Picture Score. As músicas foram gravas com a Hollywood Studio Symphony em maio de 2008 no Newman Scoring Stage.[2] A banda britânica UNKLE gravou uma nova versão da música tema para os créditos final do filme.[3]

Temas

Abordando temas tais como teorias da conspiração envolvendo alienígenas, encobrimentos governamentais de alto nível e paranormalidade, a série conseguiu conjugar características de séries como A Quinta Dimensão, Além da Imaginação e Twin Peaks. Também abordava frequentemente temas mais místicos, como satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo, e outros arquivos x sem explicações.

 O sucesso da série

Arquivo X fez tanto sucesso que originou um spin-off chamado The Lone Gunmen (Os Pistoleiros Solitários) focada nos três amigos de Mulder que investigam atividades secretas do governo estadunidense. Suas descobertas são publicadas num jornal independente chamado de A Bala Mágica, publicado pela editora Os Pistoleiros Solitários, batizado em homenagem à teoria de que um segundo atirador estaria envolvido no assassinato de John Kennedy. Arquivo X foi celebrado pela crítica e público e também tornou-se um fenômeno internacional. O tom conspiratório com mistura de paranóia e terror encantou muitos telespectadores. É um dos maiores fenômenos de audiência dos últimos anos. Com fãs no mundo todo, a série já foi exibida em mais de trinta países. Premiada com o Globo de Ouro como melhor série dramática de televisão e vários prêmios Emmy ao longo dos nove anos da série. Foi líder em audiência em vários países como Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra, entre outros.


Prêmios
  • Golden Globe Award para Melhor Série (drama): 1994, 1995 e 1996
  • 1997 - Melhor ator em série dramática - David Duchovny
  • 1997 - Melhor atriz em série dramática - Gillian Anderson
  • 1998 - Melhor série dramática - Arquivo X

Filmes

O primeiro filme foi Arquivo X: O Filme e o segundo foi Arquivo X: Eu Quero Acreditar. O primeiro filme ocorre entre a quinta e a sexta temporada da série. Enquanto o segundo filme ocorre seis anos após os eventos do final da série.


Fonte: Wikipédia